DONA KRISTENFRIEDA


Neste espaço você encontrará:


DONA KRISTENFRIEDA E A TELEVISÃO 

DONA KRISTENFRIEDA E O FUTEBOL


Dona Kristenfrieda e a televisão

19.ago.11 - Dona Kristenfrieda virou fã de novelas, especialmente a da Rede Globo que passa depois do “Jornal Nacional” (“Insensato Coração”), a qual assiste com regular freqüência em sua fase final. O capítulo em que foi morta a personagem Norma, interpretada pela atriz Glória Pires, deixou forte impressão na anciã. No dia seguinte ela viu uma entrevista com Glória Pires na TV e ficou assombrada:
- Mein Gott, nón é possível. Eu vi com essas meus olhos que esse mulher morreu ontem no novela. Como está hoje no televisón de novo?


15.jul.11 - Dona Kristenfrieda viu crianças na televisão, fazendo papel em novela. Já havia visto outras, antes, inclusive como “apresentadoras” de programas. Não se agüentou:
- Ach! No minha sítio o filho quasse foi presa porque o filha dele, minha neto, stava trabalhando no roça... ele tem quinsse anos e falarram que meu filho stava fazendo o filha de excrravo... comé mesmo? Trabalho excrravo, é isso... non pode trabalhar antes de dessesseis anos... agorra, no televisón pode, porrque???


05.ago.11 - Dona Kris viu na TV a notícia de que profissionais da área da saúde de uma universidade do Rio de Janeiro assumiram papéis de palhaços e visitaram os doentes internados no Hospital Universitário da UERJ, para diverti-los. Com a experiência dos seus 95 anos de idade, comentou:
- Oh, gut! Essas palhaços són bons mesmo! Muito bom parra as doentes, mas precissa cuidado. Tem xente operrado que nón pode dar rissada. Dói muito dar rissada quando tem operraçón fresco.
No mesmo noticiário apareceu o caso da jovem Carolina, radialista de Cuiabá, que não usa cartões de crédito e sequer tem conta em banco, fazendo todas as suas transações financeiras com dinheiro vivo. Comentário da Dona Kris:
- Esse moça tá cerrto! Nón pode confiarr nas bancos hoje em dia. Eu tamém guarrdo meus economias de pensón em dinherro messmo. Nón querro saberr desses coisas de xurros e otras coisas de bancos.


Dona Kristenfrieda e o futebol

14.jul.11 - Já sabemos que Dona Kristenfrieda nunca foi a um cinema. Hoje quase não sai da frente da TV e sua grande paixão são as novelas. De futebol, viu alguns lances esporádicos. Ontem, família reunida, assistiu pela primeira vez a um jogo inteiro, da seleção brasileira (Brasil 4 x Equador 2). Quando lhe disseram que o goleiro Júlio Cesar havia engolido um frango, exclamou:
- Como? Interro, com penass?
“Apresentada” aos avantes Ganso e Pato:
- Eles són parrecidos messmo... Mass porrque esses nomes? É porrque jogam mal assim?


14.jul.11 - No mesmo jogo, ao ouvir que Ganso era jogador de meio campo, Dona Kristenfrieda observou:
- Mass como? Eu xá vi ele xogando na campo interro! 

18.jul.11 - Depois que assistiu ao jogo Brasil 4 x Equador 2, Dona Kristenfrieda tornou-se fã de futebol e fez questão de ver Brasil x Paragua, domingo (ontem) pelas quartas-de-final da Copa América. Decepção total: a seleção brasileira empatou no tempo normal e na prorrogação por 0x0 e perdeu nos pênaltis, quando nenhuma das quatro cobranças havidas foi convertida. Quando soube que o treinamento da seleção aconteceu na Granja Comari, no Rio de Janeiro, Dona Kris se abespinhou:
- No grranja? Porrisso que non acertarram nada. Non tinha um campo de futebol pra eles treinarrem?


18.jul.11 - Na mesma tarde de domingo Dona Kris viu trechos do jogo feminino entre Japão e Estados Unidos. Placar de 2x2 no tempo normal, mais 1x1 na preorrogação e vitória do Japão na cobrança de pênaltis. Perspicaz, ela comentou:
- Os japonesas són o Urruguai das mulherres...


11.ago.11 - Já sabemos que Dona Kristenfrieda é aficionada recente da prática futebolística. Não joga, evidentemente, mas gosta de assistir aos jogos na TV. Passou a gostar mesmo do esporte, e não poderia deixar de se interessar pelo jogo entre Brasil e Alemanha, na quarta-feira passada. Já sabemos também que ela ficou dividida entre torcer por uma seleção ou outra, ela que é germânica de nascimento, mas brasileira de criação – e de coração, como gosta de dizer. Ficou mais indecisa que tucano em véspera de convenção política, mas acabou se decidindo pelo Brasil, algumas horas antes do jogo. Azar dela: acabou sendo vítima das gozações dos bisnetos, que a acusaram de “pé-frio”. Ela protestou, mas acabou entendendo a brincadeira.
No curso do jogo ela participou ativamente. Quase no fim, quando o técnico brasileiro colocou o jogador Paulo Henrique Ganso no time, comentou:
- Porr que nón colocar a Ganso na começo de jogo? Na sítio as gansos atacam as otrros estrranhos que aparrecem. Essa Mano parrece que tem medo de atacarr os otrros.
Também quase no fim da partida, intrigada com o exagerado uso de diminutivos nos times de futebol:
- Porr que uns xojadores tem nome pequeno? Ronaldinho, Robinho, Fernandinho. É porr causa do tamanho do bolinha deles? Entón devia chamar Patinho, Gansinho, Fredinho... e técnico Manezón...
Depois de encerrado o confronto, o sangue germânico falou mais alto:
- Oh, meine Heiligen! Nón tem problema perrder um xogo! Todo mundo perrde uma vez. Prrecissa verr que Brassil perdeu pro melhor seleçón do mundo...

26.jul.11 - Encantada com o futebol, depois de assistir a várias partidas da recente Copa América (apesar da MANOtona performance da seleção brasileira!), Dona Kris, quando soube da convocação do MMenezes para os jogos amistosos e viu a relação de jogadores, explodiu:
- Nein, nein! Nón é possível! A técnico jamou de novo aquele golerro que levou um frrangalho no Copa Amérrica?

15.ago.11 - Mais uma tarde de domingo serviu para Dona Kristenfrieda alimentar sua nova paixão: os jogos de futebol. Ainda que não tenha definido sua simpatia por este ou aquele clube – embora as insistências do neto Paulo Henrique – a velha senhora repassa quase todos os jogos do campeonato brasileiro e assiste com fervor a participação da seleção brasileira, quando ocorre. Ontem foi o dia de vibrar com o jogo Brasil x Espanha (Sub-20), com vitória brasileira nos pênaltis depois de um angustiante 2x2 no tempo normal e 0x0 nas prorrogação. Mas foi no jogo Grêmio x Fluminense que Dona Kris teve sua atenção despertada pela “cabeleira” do jogador gremista Leandro (à moda de Neymar):
- Mein Gott, essas meninos com esse moda de cabeloss... essa rapaz parrece que tem um canterro de brrotos de alfafa no cabeça...



Nenhum comentário:

Postar um comentário